Bem vindo à INEAMG
As discussões do segundo dia do Impulso Crea-MG, na tarde desta quarta-feira (03/12), foram em torno das inovações tecnológicas e avanços no cenário da engenharia mineira. O evento, realizado em Belo Horizonte, nos dias 2 e 3/12, levou aos cerca de 500 inspetores do Conselho temas como mobilidade sustentável, uso do isopor nas construções e aplicações da Inteligência Artificial na engenharia.
Um dos painéis apresentados foi “O Impulso do Isopor na Engenharia”, quando o CEO do Grupo ICF, engenheiro civil João Felipe da Rocha, destacou que o uso do material em construções é uma alternativa mais democrática e reduz a necessidade de mão de obra muito especializada, além de trazer a vantagem de isolamento térmico e acústico.
“O principal benefício dessas estruturas é ter uma versatilidade, ou seja, você pode utilizar para fazer casa, piscina, prédios, qualquer tipo de obra. Além disso, qualquer pessoa pode montar, a partir de uma introdução básica à tecnologia. É uma evolução necessária para o avanço da engenharia”, afirmou João Rocha.
O painel “Cidades Sustentáveis: A Nova Rota da Mobilidade” abordou as inovações no setor de automóveis, intensificando a discussão no que diz respeito a transportes elétricos, que contribuem para o meio ambiente e fortalecem a descarbonizarão.
O engenheiro Cadu Souza, CEO da TEVX HIGER, destacou como positivo o surgimento de diversas marcas que focam em tecnologia de eletromobilidade sustentável.
“Todo esse ecossistema hoje, de produtos acoplados à tecnologia de confiabilidade em bancos de baterias e a novas tecnologias de infraestrutura propiciam um avanço mais rápido na eletromobilidade, expandindo não só as grandes capitais, como também todo o Brasil”, pontuou Cadu Souza.
Para o diretor de vendas de chassi e caminhões da BYD, Bruno Paiva, os avanços atuais possibilitam planejar a eletrificação de rodovias com a utilização de ônibus elétricos. No entanto, alguns desafios ainda são visíveis.
“Dois dos principais desafios são a questão da estruturação e financiamento. Hoje ainda é complexo levar um volume grande de energia para as garagens de ônibus. Também precisamos de mais fomentos que beneficiem a eletrificação das frotas, como taxa de juros menores e prazos diferenciados, para que possamos facilitar essas eletrificações”, ressaltou Bruno Paiva.
“A engenharia vai se transformar totalmente. Desde os cálculos numéricos, que atualmente são demorados, complexos e que exigem uma exatidão até manutenção e segurança. O avanço é visível. Por isso é necessário o treinamento dos profissionais, para que acompanhem a evolução e não fiquem para trás”, afirmou.
Os inspetores participantes do Impulso Crea-MG ressaltaram a importância de se conectar com discussões de frentes inovadoras e sustentáveis. Para a inspetora municipal de Arapuá, no Triângulo Mineiro, engenheira civil Lorrany de Oliveira Melo, foi uma oportunidade de adquirir mais conhecimento.
“O Impulso Crea-MG revoluciona muito. Acredito que seja positivo para a carreira de todos os profissionais que estão aqui presentes, não só devido ao networking com outros profissionais, que possibilita trocas muito ricas, mas também em relação as palestras, que nos trouxeram muitos conhecimentos diferentes”, pontuou.
O inspetor-chefe de Frutal, no Triângulo Mineiro, engenheiro civil Adriano Reis, completou.
“As palestras foram muito importantes para nos motivar a alavancar nossa região e microrregião, trazendo informações diversas, que contribuem diretamente para nossa formação como profissionais”, afirmou.